domingo, 27 de janeiro de 2008

Bwin Liga: Sporting eficaz vence Porto perdulário

Os 'leões' derrotaram os 'dragões', por 2-0, dando um ânimo ao Campeonato, pelo menos, no tocante à luta pelo segundo lugar.
Em Alvalade, o Porto entrou melhor na partida, criando duas boas situações para marcar, ambas por Lucho. Os 'azuis-e-brancos' viram, inclusive, um golo ser-lhes anulado, por fora-de-jogo de Lisandro. Contudo, os portistas foram incapazes de bater Rui Patrício e depararam-se com um adversário tremendamente eficaz. Nas duas primeiras vezes que chegou à baliza de Helton, o Sporting conseguiu dois golos de rajada. Aos 12 minutos, Izmailov cruzou da esquerda e Vukcevic abriu o activo, num lance facilitado pelo guardião brasileiro dos 'dragões'. Dois minutos volvidos inverteram-se os papéis, com o internacional russo a marcar, após defesa incompleta de Helton a um cabeceamente do montenegrino.
Em desvantagem no marcador, o Porto partiu em busca do golo e, sobretudo, na segunda metade dispôs de várias ocasiões para concretizar, perante um Sporting tranquilo. Com este desfecho, a formação de Alvalade subiu ao terceiro lugar, por troca com o Vit. Guimarães, mantendo a distância para o Benfica.
Os 'encarnados' venceram em Guimarães, por 3-1, cimentando, assim, a vice-liderança do Campeonato. Não podendo perder na deslocação ao Minho, para manter a posição na tabela, a formação orientada por Camacho foi, neste encontro, premiada pela eficácia. Cardozo (7'), numa cobrança perfeita de um livre directo, e Maxi Pereira (26') concretizaram as oportunidades criadas pelos lisboetas no primeiro tempo, levando-os para o intervalo com preciosa vantagem. Contudo, a tarefa das 'águias' não seria fácil na etapa complementar, sobretudo após o golo do argelino Ghilas, aos 60 minutos. Os vitorianos 'caíram em cima' dos 'encarnados', fazendo-os passar por alguns momentos aflitivos. Com o decorrer do tempo, porém, a equipa de Manuel Cajuda foi perdendo 'gás'. Já em período de descontos, e aproveitando um mau alívio do guardião Nilson, Cardozo fez o 3-1 final.
Nas outras partidas da jornada, há a registar dois resultados: o de Leiria e o de Matosinhos. Na cidade Lis, a União bateu a Académica, por 3-1, obtendo o primeiro triunfo da época, enquanto que em Matosinhos, num duelo de fuga à despromoção, o Leixões venceu o Paços de Farreira por 1-0, com um tento solitário de Roberto.

17.ª JORNADA
Braga - Belenenses, 1-1
(0-1, Rolando, 39'; 1-1, Linz, 66')
Vit. Guimarães - Benfica, 1-3
(0-1, Cardozo, 7'; 0-2, Maxi, 26'; 1-2, Ghilas, 60'; 1-3, Cardozo, 90')
Naval - Estrela Amadora, 1-1
(1-0, Marcelinho, 10'; 1-1, Moreno, 90')
Leixões - Paços Ferreira, 1-0
(Roberto, 60')
União Leiria - Académica, 3-1
(1-0, João Paulo, 24'; 2-0, João Paulo, 68'; 3-0, Laranjeiro, 88' [g.p.]; 3-1, Edgar, 90')
Nacional - Vit. Setúbal, 0-0
Sporting - Porto, 2-0
(Vukcevic, 12'; Izmailov, 14')
Marítimo - Boavista, 2-0
(Makukula, 33'; Djalma, 44')

CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 41 pontos
2.º Benfica 33
3.º Sporting 30
4.º Vit. Guimarães 28
5.º Marítimo 26
6.º Vit. Setúbal 25
7.º Braga 24
8.º Belenenses 23
9.º Nacional 21
10.º Leixões 19
11.º Boavista 19
12.º Estrela Amadora 17
13.º Académica 16
14.º Naval 16
15.º Paços Ferreira 15
16.º União Leiria 8

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem aos 91 minutos o Sporting teve oportunidade para fazer o três a zero e aí o meu prognóstico era correcto, mas em favor da equipa adversária!
O Sporting dominou na minha opinião o primeiro quarto de hora e isso reflectiu-se em golos. Sorte, eficácia, chamem-lhe o que quiserem, mas são golos e a partir daí mesmo não gerindo da melhor forma conseguiram o objectivo! Já o Porto acho que a partir daí, tentou sempre procurar o golo. No entanto a equipa revelou muita vontade, mas pouca lucidez. Por vezes um pouco trapalhona e desorganizada criou mesmo assim um festival de ocasiões de golo que nem mesmo o "grandioso" Lisandro "quis" aproveitar. Era para mim daquelas noites em que podiam haver mais 90 minutos mas parecia impossível o Porto marcar.
Tinha aqui feito um prognóstico um pouco utópico, mas no qual depositava esperanças, pelo menos na vitória do Porto. É por isso que tanto me dá prazer ver um clássico ou um derby, São jogos onde as certezas, estatísticas ou prognósticos, não existem. .

Nuno disse...

Eu também estava à espera que o FCP fosse superior e que ganhasse pontos em Alvalade. Felizmente, isso não aconteceu e o Sporting jogou bastante bem. É pena não jogar sempre assim, senão a sua situação no campeonato seria bem diferente. O FCP bem tentou chegar ao golo, mas a eficácia já viu melhores dias.

Não estou de acordo com Jesualdo Ferreira, quando diz que este resultado (SPORTING 2 - 0 FCP) é enganador. Eu acho que o Sporting fez o que tinha a fazer e, se ganhou, o mérito foi seu (embora tivesse uma ajudinha do Helton).

Um abraço,
Nuno.

Cristina disse...

Viste o meu Leiria a ganhar? Viste, viste?! :)

Beijinhos, Pedro!

Anónimo disse...

2 remates, 2 golos. Ao menos não nos podemos queixar de falta de eficácia, apesar de não terem jogado nada.