quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Opinião: As mudanças na Carlsberg Cup

Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes, garantiu que a Taça da Liga é uma competição para manter e melhorar, referindo-se a futuras alterações na prova.
Ao contrário de muitos, sempre fui um apologista da criação desta competição. Dos principais campeonatos europeus, as nossas ligas profissionais, Bwin e Vitalis, são as que têm menos equipas e, por conseguinte, menos jogos. Daí que, a meu ver, esta competição possa tornar-se bastante interessante. No entanto, julgo que, de facto, são necessárias algumas mudanças.
A actual fase de grupo não faz qualquer sentido. Duas equipas fazem dois jogos em casa e um fora e outras duas o inverso, o que não me parece justo. A ser assim, faria mais sentido, tal como nas rondas iniciais, que fossem as formações teoricamente mais fracas a actuar duas vezes na condição de visitadas.
Depois há o interesse que os clubes mostram, ou não, na competição. Muitos emblemas desvalorizaram nitidamente a Taça da Liga. Torna-se imperioso criar incentivos aos conjuntos participantes. Talvez, para já, a obtenção de um lugar nas provas europeias por parte do vencedor possa ser uma boa medida...

Foto: Hugo Santos

Sem comentários: