quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Internacional: Leeds United na luta pelo regresso às glórias


Foi um dos principais emblemas na década de 90 e princípio dos anos 2000. Com Cantona como principal figura, o Leeds United foi campeão inglês em 1992. Desde então, grandes jogadores passaram pelo clube como Paul Robinson, Rio Ferdinand, Jonathan Woodgate, Ian Harte, Olivier Dacourt, Lee Bowyer, Harry Kewell, Mark Viduka e Alan Smith, entre outros.
Hoje a realidade é bem diferente. A formação de Elland Road já não actua no principal escalão inglês nem na Liga dos Campeões. Os graves problemas financeiros que o clube atravessou levaram-no a cair no Championship, em 2004, e na última época na League One, a terceira divisão de Inglaterra.
Para agravar ainda mais a situação deste popular emblema, a equipa entrou em 2007/2008 com 15 pontos negativos no seu campeonato. O cenário não era nada animador, mas, paulatinamente, o Leeds United tem subido na tabela. Para já, a equipa comandada por Dennis Wise, antiga figura do Chelsea, ocupa o quinto lugar. A equipa 'branca' soma 37 pontos em 24 partidas (16 vitórias, quatro empates e quatro derrotas) e não fosse a dedução de pontos e estaria confortavelmente no primeiro posto.
Com dois portugueses nas suas fileiras, Rui Marques (ex-Marítimo) e Filipe da Costa (ex-Ionikos, Grécia), e ainda com o veterano norueguês Tore Andre Flo, que já brilhou no Chelsea e no Rangers, o Leeds United começa a dar sinais de recuperação. Será, forçosamente, uma retoma lenta e difícil. Mas quem sabe se este emblema histórico não estará dentro em breve de regresso aos grandes palcos...

1 comentário:

Jotas disse...

Lembro bem da equipa com Kewell, Alan smith, Mark Viduka, Ferdinand, entre outros belos jogadores. Nessa altura comecei a simpatizar com essa equipa, pois afrontou os grandes ingleses com um futebol de grande qualidade. Mas o futebol é isto, umas vezes estamos em cima outras em baixo e quando se investe mais que aquilo que a nossa realidade permite e depois os resultados não acompanham esse investimento, eis o que pode acontecer. Menos em Portugal, claro.