quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Taça UEFA: Benfica e Sporting apurados para os 'oitavos'


Tal como esperado, ‘águias’ e ‘leões’ fizeram jus ao favoritismo que lhes era atribuído e seguem em frente. Os ‘encarnados’ sofreram para garantir a qualificação, empatando em Nuremberga (2-2). Mais tranquila foi a tarefa leonina, goleando o Basileia, por 3-0.
Pelo caminho ficou o Braga, incapaz de dar à volta à pesada derrota sofrida em Bremen. Os arsenalistas perderam novamente, desta feita pela margem mínima.
Na próxima ronda, o Benfica tem como adversário o Getafe (Espanha), enquanto que o Sporting vai medir forças com o Bolton. Os ingleses foram, aliás, os grandes protagonistas desta eliminatória, afastando o Atlético de Madrid.

NUREMBERGA (ALE.) – BENFICA, 2-2 (2-3 no total)
(1-0, Charisteas, 58’; 2-0, Saenko, 65’; 2-1, Cardozo, 90’; 2-2, Di Maria, 90’+2’)

Os portugueses conseguiram o aguardado apuramento, mas de forma sofrível. Controlando o jogo na primeira parte, os ‘encarnados’ entraram mal no segundo tempo. Os germânicos aproximavam-se da baliza de Quim e adivinha-se o golo. Aos 58 minutos, Charisteas (o marcador do golo que derrotou Portugal na final do Euro’2004) aproveitou uma falha defensiva lusa para abrir o activo. Volvidos sete minutos, aconteceu o pior. Luís Filipe perdeu infantilmente um lance para Saenko, deixando o russo à-vontade para ampliar o ‘placard’. O Benfica estava em desvantagem na eliminatória e não dava sinais de ser capaz de inverter a eliminatória. A entrada tardia de Di Maria, aos 79 minutos, – já antes havia entrado Cardozo – foi determinante para a reviravolta. Cardozo fez o 2-1 no último minuto e, já em fase de desespero do Nuremberga, Di Maria igualou o resultado.
Em suma, salvou-se o mais importante, a qualificação, numa pobre exibição benfiquista, perante um adversário que está longe de ser poderoso.

BASILEIA (SUÍ.) – SPORTING, 0-3 (0-5 no total)
(Pereirinha, 2’; Liedson, 41’ e 51’)

Se ainda existiam dúvidas quanto ao desfecho da eliminatória, Pereirinha dissipou-as logo aos dois minutos, inaugurando o marcador, após excelente solicitação de João Moutinho. Os suíços precisavam de quatro golos para seguir em frente e lançaram-se no ataque, mas sempre que criaram perigo, Rui Patrício respondeu à altura. O jovem guardião leonino realizou, inclusivamente, a sua melhor exibição na principal equipa leonina. Depois, apareceu Liedson. O ‘Levezinho’ bisou, marcando no final da primeira parte e no início da segunda.
Até final, o Sporting limitou-se a controlar a partida, tendo ainda estado perto do quarto golo, num livre de Ronny que esbarrou na trave da baliza helvética.
Com uma ‘mão-cheia’ de golos sem resposta no total da eliminatória, os ‘leões’ não deixaram qualquer dúvida relativamente à sua superioridade face ao Basileia.

BRAGA - WERDER BREMEN (ALE.), 0-1 (0-4 no total)
(Klasnic, 78')

A precisar de um 'milagre' para seguir em frente, os arsenalistas entraram com vontade de chegar ao golo, o que seria um importante tónico psicológico face à árdua missão. No entanto, a falta de eficácia nas oportunidades criadas na primeira metade da etapa inicial complicou a difícil tarefa minhota. Com o passar do tempo, o Braga foi ficando nervoso e cada vez mais descrente na qualificação.
Os bracarenses não conseguiram marcar e viram ainda a equipa de Hugo Almeida chegar à vitória, num golo de Klasnic, aos 78 minutos. Mesmo sem lograr atingir o apuramento, seria bom, pelo menos, não perder o jogo e acrescentar pontos ao ranking português. Infelizmente, nem isso foi conseguido.

RESTANTES JOGOS

BAYER LEVERKUSEN (ALE.) – Galatasaray (Tur.), 5-1 (5-1 no total)
HAMBURGO (ALE.) – Zurique (Suí.), 0-0 (3-l)
Spartak Moscovo (Rús.) – MARSELHA (Fra.), 2-0 (2-3)
Panathinaikos (Gré.) – GLASGOW RANGERS (Esc.), 1-1 (1-1)
BAYERN MUNIQUE (ALE.) – Aberdeen (Esc.), 5-1 (7-3)
Atlético Madrid (Esp.) – BOLTON (Ing.), 0-0 (0-1)
Bordéus (Fra.) – ANDERLECHT (Bél.), 1-1 (2-3)
FIORENTINA (Itá.) – Rosenborg (Nor.), 2-1 (3-1)
GETAFE (Esp.) – AEK Atenas (Gré.), 3-0 (4-1)
Helsingborg (Sue.) – PSV EINDHOVEN (Hol.), 1-2 (1-4)
TOTTENHAM (ING.) – Slavia Praga (R.Che.), 1-1 (3-2)
Villarreal (Esp.) – ZENIT (Rús.), 2-1 (2-2)
EVERTON (Ing.) – Brann (Nor.), 6-1 (8-1)

JOGOS DOS OITAVOS-DE-FINAL
Sporting – Bolton
Getafe – Benfica
Anderlecht – Bayern Munique
Tottenham – PSV Eindhoven
Bayer Leverkusen – Hamburgo
Marselha - Zenit
Glasgow Rangers – Werder Bremen
Fiorentina - Everton

Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

José Albino disse...

E incrivel pois nem na taca uefa os jogadores dao o litro..

Ficam apenas os golos do benfica a contar a historia.. pq de resto n houve nada.

Para quem n viu o jogo, aqui fica o resumo em 4 minutos(O tempo para ver os golos).

http://www.tvgolo.com/procura.php?misc=search&subaction=showfull&id=1203629605&archive=1&cnshow=news&ucat=48&start_from=&