domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bwin Liga: Porto reforça liderança

Os 'dragões' cimentaram a sua posição no comando do campeonato, após golearem a União de Leiria (4-0) e beneficiando do empate do Benfica ante o Nacional (0-0).
Na 'Invicta' o jogo teve pouca história e evidenciou que a derrota sofrida em Alvalade não causou mossa nos 'azuis-e-brancos. O Porto ganhou vantagem bastante cedo, fruto de um golo de Bosingwa - irregular, pois a bola tabelou em Farias que estava 'offside' - e partiu para uma exibição tranquila, expressa em números dilatados. Lisandro, como vem sendo hábito, voltou a fazer o 'gosto ao pé', mas seria outro argentino a estar em plano de evidência. Farias bisou e mostrou ser uma opção credível para Jesualdo Ferreira.
Na Luz, o Benfica voltou a tropeçar, concedendo o segundo nulo caseiro consecutivo. O Nacional fez uma excelente primeira parte, actuando no campo todo, perante um adversário adormecido. Na etapa complementar, os 'encarnados' pressionaram mais, mas sem grande qualidade de jogo, falhando muitos passes e jogando de forma atabalhoada. As poucas ocasiões de golo criadas pelas 'águias' esbarraram no guardião Rafael Bracalli e nas pernas dos jogadores madeirenses. Com este desfecho, o Benfica hipotecou as poucas hipóteses que tinha de ainda chegar ao título, mas ainda conseguiu ganhar um ponto ao Sporting.
Os 'leões' foram derrotados no Restelo pela margem mínima. Um grande golo de Zé Pedro, aos 39 minutos, permitiu a soma de três importantes pontos aos 'azuis', que atravessam um conturbado momento em termos directivos. A equipa leonina realizou uma primeira parte muito fraca, melhorou um pouco na segunda metade, mas não o suficiente para inverter o rumo dos acontecimentos. Este resultado fez o Sporting cair para o quarto lugar, por troca com o Vit. Guimarães.
Os vimaranenses venceram o Leixões de forma sofrida. A perder até dez minutos do fim, os pupilos de Manuel Cajuda deram a volta nos derradeiros minutos da partida, com o ex-varzinista Roberto a assinar o tento do triunfo. Os vitorianos foram, aliás, dos principais vencedores da ronda: averbaram os três pontos e viram o Benfica perder dois e o Sporting três.
Nota ainda para o Boavista-Paços de Ferreira, que terminou com o triunfo 'axadrezado' por números pouco habituais (4-3). Laionel esteve em plano de evidência, ao assinar um 'hat-trick'.

18.ª JORNADA
Estrela Amadora - Braga, 1-1
(0-1, Jorginho, 82'; 1-1, Fernando, 90'[g.p.])
Porto - União Leiria, 4-0
(1-0, Bosingwa, 19'; 2-0, Farias, 25'; 3-0, Lisandro, 44'; 4-0, Farias, 63')
Benfica - Nacional, 0-0
Vit. Guimarães - Leixões, 2-1
(0-1, Jorge Gonçalves, 14'; 1-1, Marquinho, 80'; 2-1, Roberto, 87')
Académica - Marítimo, 1-0
(Edgar, 5')
Boavista - Paços Ferreira, 4-3
(0-1, Ricardinho, 8'; 1-1, Laionel, 18'; 2-1, Laionel, 27'; 2-2, Wesley, 37'; 3-2, Jorge Ribeiro, 44'; 3-3, Cristiano, 47'; 4-3, Laionel, 77')
Belenenses - Sporting, 1-0
(Zé Pedro, 39')
Vit. Setúbal - Naval, 1-2
(0-1, Marcelinho, 39'; 0-1, Marinho, 55'; 1-2, Bruno Severino, 58')

CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 44 pontos
2.º Benfica 34
3.º Vit. Guimarães 31
4.º Sporting 30
5.º Marítimo 26
6.º Belenenses 26
7.º Vit. Setúbal 25
8.º Braga 25
9.º Nacional 22
10.º Boavista 22
11.º Académica 19
12.º Naval 19
13.º Leixões 19
14.º Estrela Amadora 18
15.º Paços Ferreira 15
16.º União Leiria 8

Fotos: Hugo Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Não vi o jogo todo do F.C. Porto - U. Leiria. Queria só no entanto deixar a minha opinião a respeito de Farias. Já tinha percebido antes deste jogo, das qualidades deste argentino. Tinha reparado bem no pormenor do fantástico cabeceamento que levou a bola à trave em Alvalade e desde logo percebi que estavamos perante um jogador de qualidade. Quem não observou com atenção deve ter passado despercebido, mas foi um lance que me chamou a atenção pela dificuldade e o esforço técnico que o jogador teve que imprimir ao lance. Para quem também é fã de jogos como o FM ou CM constatará que Farias é um jogador muito cotado na Argentina pelas qualidades que apresenta nesses mesmos jogos de computador. Na realidade hoje, provou estar muito confiante e com uma integração a bom ritmo. Mostrou sobretudo ser exímio no jogo de cabeça, apesar mesmo da sua baixa estatura. Fico feliz por ver mais um argentino a dar-se bem no meu clube, pois são jogadores de uma nação que gosto muito em termos futebolísticos. Tecnicamente bons, mas sempre bravos, lutadores e com personalidade.
Quanto ao jogo do Benfica não vi rigorosamente nada do jogo, nem ainda resumos. Ficam obviamente mais longe do título e têm que ter mais cuidado agora com uma possível pressão por parte de um Sporting possivelmente moralizado após duas vitórias consecutivas.

Bruno Pinto disse...

Jogo de sentido único, com uma vitória indiscutível do FC Porto. O golo inaugural é claramente irregular, mas o do segundo golo do Sporting no clássico também foi irregular e, nesse caso, não houve aqui essa referência, algo que por acaso até estranhei.

Abraço Pedro.

PB disse...

Tens toda a razão, Bruno. De facto esse segundo golo do Sporting foi ilegal. Não foi aqui mencionado, pois o texto foi escrito logo após o jogo e no lance não notei o offside, assim como não foi feita nenhuma referência ao fora-de-jogo durante a transmissão do mesmo. Só a posteriori se falou nisso, e como referi no momento desse golo passou-me despercebido o offside do Vukcevic. Para que fique claro a toda a gente que visita o blog, o lance não foi mencionado mas não por se tratar de protecção ao Sporting, tal como este do Farias foi mencionado não como ataque ao Porto.
Um abraço

Sandra Duarte disse...

É um facto, o “meu” Benfica está cada vez mais longe do título :( Tudo indica que não vou para o Marquês festejar…
Tu, pelo contrário, hás-de ter sucesso pelo belíssimo trabalho que tens desenvolvido neste blog. Tens um enorme talento, és bastante claro, até os mais leigos no assunto conseguem perceber aquilo que transmites. Espero sinceramente que alguém, na área do jornalismo, consiga reconhecer o teu profissionalismo aqui demonstrado e te dê a merecida oportunidade;)
Beijos