terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Liga dos Campeões: Regresso infeliz do Porto a Gelsenkirchen


Não correu bem bem a deslocação dos 'dragões' ao palco onde Vítor Baía ergueu a Taça dos Campeões, em 2004. Os 'azuis-e-brancos' foram derrotados por 1-0 pelo Schalke 04, na primeira-mão dos oitavos-de-final da 'Milionária'.
Quem esteve em plano de evidência nesta fase foi o Liverpool. Depois da eliminação da Taça de Inglaterra perante o Barnsley, do escalão secundário, os 'reds' venceram o Inter Milão (2-0). A equipa liderada por Mancini, onde actuam os portugueses Figo, Maniche e Pelé - nenhum deles utilizado - ficou, assim, em maus lençóis.
Em má posição está igualmente o Celtic, derrotado em casa pelo Barcelona. Curiosamente, só os catalães parecem talhados para vencer em Glasgow, pois foram eles que impuseram a última derrota caseira na Europa aos 'católicos'. Desta vez, a formação 'blaugrana' venceu por 3-2.
Nos restantes jogos, houve um maior equilíbrio. Roma e Fenerbahçe bateram tangencialmente Real Madrid (2-1) e Sevilha (3-2), respectivamente.
Os outros três embates dos 'oitavos' termiram igualados, sendo que o melhor desfecho foi obtido pelo Manchester United. Os 'red devils' empataram a uma bola em Lyon, partindo em vantagem para a segunda-mão. No Arsenal-Milão e no Olympiakos-Chelsea os golos ficaram adiados para daqui a duas semanas.

SCHALKE 04 (ALE.) - PORTO, 1-0
(Kuranyi, 4')

Os portugueses entraram praticamente a perder no jogo. Logo aos quatro minutos, Kuranyi deu vantagem aos germânicos, após uma boa incursão do lateral Rafinha pelo lado direito. Sentido grandes dificuldades na primeira meia-hora, os portistas contaram com a segurança de Helton, que evitou males maiores. Depois, o Porto corrigiu os erros defensivos e partiu para uma segunda parte bem melhor. Os 'dragões' estiveram sólidos defensivamente e chegaram mais perto da baliza alemã. É certo que não criaram muitas oportunidades para marcar, mas, ainda assim, Lisandro esteve muito perto de fazer a igualdade.
Não obstante estar em desvantagem na eliminatória, os 'azuis-e-brancos' mantêm tudo em aberto, ficando a ideia clara de que, jogando ao seu nível habitual, podem perfeitamente atingir os quartos-de-final.

RESULTADOS DOS OITAVOS DE FINAL
Olympiakos (Gré.) - Chelsea (Ing.), 0-0
Roma (Itá.) - Real Madrid (Esp.), 2-1

(0-1, Raul, 8'; 1-1, Pizarro, 24'; 2-1, Mancini, 58')
Liverpool (Ing.) - Inter Milão (Itá.), 2-0
(Kuyt, 84'; Gerrard, 89')
Arsenal (Ing.) - Milão (Itá.), 0-0
Lyon (Fra.) - Manchester United (Ing.), 1-1
(1-0, Benzema, 54'; 1-1, Tevez, 87')
Celtic (Esc.) - Barcelona (Esp.), 2-3
(1-0, Hesselink, 16'; 1-1, Messi, 18'; 2-1, Robson, 38'; 2-2, Henry, 52'; 2-2, Messi, 79')
Fenerbahçe (Tur.) - Sevilha (Esp.), 3-2
(1-0, Kezman, 17'; 1-1, Edu Dracena, 23'[p.b.]; 2-1, Lugano, 57'; 2-2, Escudé, 66'; 3-2, Semih, 87')

Fotos: Hugo Santos

5 comentários:

Ricky_cord disse...

Não se pode ser feliz todos os dias mas ainda há uma mão para jogar e tudo é possível.

Anónimo disse...

O F.C. Porto não esteve ao seu nível. Demonstrou precisamente o oposto daquilo que se vinha proclamando na imprensa como a vantagem desta equipa, a experiência. Faltou concentração e maturidade em grande parte do jogo. Os espaços estavam muito mal preenchidos no meio campo e as críticas a Fucile por parte de alguns comentadores não faziam sentido já que foi enorme na sua missão inglória de defender o seu lado muito desapoiado. Ainda teve muitas iniciativas ofensivas e se do outro lado Rafinha era um pulmão, o Fucile não o foi menos. Em termos de trabalho só mesmo Lisandro se aproximou deste jogador na minha opinião. Teve aos 79 a grande oportunidade, mas a sorte também não esteve com ele. No entanto para mim é sempre um prazer ver um jogador como Lisandro fazer o que fez ontem, com constantes e voluntariosas missões defensivas. É sem dúvida o primeiro defesa do F.C. Porto! Aliás se o meio campo pressionasse e preenchesse bem os espaços Lisandro não teria que se desgastar tanto em movimentações que mesmo sendo de grande sentido de companheirismo, muitas vezes são despropositadas bastanto somente um bom posicionamento. Ontem tornara-se impossível isso e Lisandro tinha mesmo que correr, pois a equipa parecia abrir buracos em todo o lado.
Na segunda parte vontade não faltou, mas o Schalke 04 teve mérito e soube gerir o resultado que foi justo e foi prémio ao trabalho dos alemães. Espero agora que no Dragão o meu Porto consiga dar uma resposta mais adequada às suas capacidades. A mínima falha pode ser fatal, mas acredito profundamente que este resultado na Alemanha é recuperável e pode ser virado a favor dos Dragões. Basta que a chama se acenda com mais fervor no Dragão e a pontinha de sorte esteja do nosso lado.

Nuno disse...

Não vi o jogo, não sei o que dizer. Mas parece-me que a margem é pequena e ainda tudo é possível.

Um abraço,
Nuno.

Bruno Pinto disse...

Foi um jogo bastante sofrido do FC Porto, o que me desiludiu bastante. O Fucile trabalhou muito, é verdade, mas cometeu imensos erros no passe, algo que só ele foi responsável. A parte de que não teve apoio é um facto, mas a sua actuação desastrada nos primeiros 20/25 minutos deve-a, em grande parte, a ele próprio. Mas não foi por ele que o FC Porto perdeu, até porque foi um dos que mais lutou. Aquela primeira meia hora foi fatídica, altura em que o FC Porto não conseguiu suster meio-campo adversário. A partir daí a equipa estabilizou e dominou o jogo quase até ao fim, mas faltou muita coisa no ataque. Quaresma esteve uma nódoa, como acontece muitas vezes nos grandes jogos...
Enfim, no Dragão poderá rectificar-se o resultado e passar-se aos quartos-de-final, embora o 1 - 0 seja um resultado bastante ingrato.

Jotas disse...

Não sou portista, aliás hoje sofri a om sofrer com este sofrível Benfica que teve muita sorte.
Em relação ao jogo com o Shalke, pareceu-me que o Porto entrou muito mal no jogo, demasiado recolhido, depois sofreu logo à abrir o golo e demorou até aos 30 minutos para se encontrar. Contudo, teve uma reacção boa, sem grande exibição, na 2ª parte e a ideia que me ficou é que o Porto é mt superior ao adversário, num entanto cuidado, pois 1 a 0 é dos mais falsos resultados que existem na Europa do futebol.
Parabens ao Sporting, fez gato sapato de um muito fraco Basileia.
Esperemos que o Porto passe, pois era mt bom para o nosso futebol continuara na Europa com 3 equipas.