quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Taça de Portugal: 'Grandes' sofrem mas apuram-se

Não se registaram surpresas nos 'quartos-de-final'. Porto, Benfica e Sporting ultrapassaram Gil Vicente, Moreirense e Estrela da Amadora, respectivamente. Contudo, todos eles sentiram mais dificuldades do que o previsto.
No outro embate da ronda, o Vit. Setúbal venceu a Naval, confirmando a sua apetência para as provas a eliminar.

NAVAL - VIT. SETÚBAL, 1-2
(0-1, Leandro, 59'; 1-1, Paulão, 64'; 1-2, Robson, 68')

Os sadinos estão talhados para este tipo de competição. Depois de terem assegurado a presença na final da Taça da Liga, os vitorianos garantiram um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal, ao vencer na Figueira da Foz.
A primeira parte foi de domínio da Naval, que, no entanto, não conseguiu materializar esse maior ascendente.
Ao intervalo, Carvalhal fez mexidas, trocando Bruno Ribeiro e Paulinho por Bruno Gama e Leandro, e os setubalenses melhoraram de produção. O Vit. Setúbal adiantou-se no marcador, num lance alegadamente irregular, por pretenso fora-de-jogo de Leandro, autor do golo. Essa jogada influenciou decisivamente a partida, pois, na sequência dos protestos figueirenses, Saulo recebeu ordem de expulsão. Ainda assim, cinco minutos volvidos, a Naval chegou à igualdade através de Paulão. No entanto, o empate seria 'sol de pouca dura', uma vez que Robson, quatro minutos depois, desfez a igualdade e deu o triunfo ao Vit. Setúbal.

PORTO - GIL VICENTE, 1-0
(Tarik, 22')

Sem vários habituais titulares na equipa inicial, os 'dragões' entraram bem na partida. Motivado pelo golo apontado no derradeiro encontro, Mariano Gonzaléz esteve em plano de evidência na equipa portista. Foi dos pés do argentino que saíram os passes para as melhores situações de golo do Porto. Num desses lances, Tarik apontou o tento solitário da partida.
O Gil Vicente, pese embora a derrota sofrida, deixou uma imagem bastante positiva no Dragão. Os gilistas discutiram o resultado até ao final e chegaram mesmo a estar perto do empate. No entanto, Nuno mostrou que os 'azuis-e-brancos' até no banco estão bem servidos de guarda-redes.

BENFICA - MOREIRENSE, 2-0
(Rui Costa, 69'; Makukula, 87')

Camacho optou por escalar um 'onze' diferente do usual e não pretendia utilizar Rui Costa e Makukula. Porém, face às dificuldades sentidas pelos 'encarnados', o técnico espanhol viu-se forçado a lançar os dois jogadores.
Na primeira parte, o Benfica dominou o jogo, tal como esperado, mas mostrava-se incapaz de criar lances de perigo. O Moreirense revelava-se uma equipa organizada, sobretudo no sector defensivo, impedindo as 'águias' de chegar perto da sua baliza.
Perante este cenário, o técnico do conjunto da Luz teve então que colocar em campo os elementos atrás referidos. Curiosamente, seriam eles a carimbar o apuramento benfiquista. Rui Costa, num remate à entrada da área, e Makukula, após passe de Mantorras - também ele lançado na partida - fizeram os golos da formação da casa, em mais uma exibição sem brilho.

SPORTING - ESTRELA AMADORA, 1-0
(Purovic, 90'+1')

Daúto Faquirá sonhava com a presença na final do Jamor e o certo é que os 'tricolores' mantiveram esse sonho vivo até aos descontos, altura em que Purovic apontou o único tento do prélio. Os 'leões' carimbaram o passaporte para as meias-finais, mas não se livraram de um valente susto.
O Sporting realizou mais uma fraca exibição, denotando mesmo cansaço de algumas unidades. A equipa leonina teve mais posse de bola ao longo da partida, mas não criava grandes oportunidades de golo. As excepções foram, já na segunda parte, um lance de Liedson que Pedro Alves defendeu e um cruzamento-remate(intencional?) de Izmailov ao poste. O Estrela respondia em contra-ataque e, numa dessas jogadas, Pedro Pereira poderia ter aberto o activo em Alvalade.
A dez minutos do fim, o conjunto da Reboleira chegou mesmo a introduzir a bola na baliza de Rui Patrício, mas Duarte Gomes anulou, e bem, o golo obtido por Giancarlo em posição irregular.
Quando o prolongamento já pairava no ar, Purovic, com alguma felicidade, aproveitou um mau alívio de Vítor Moreno e fez, de cabeça, o golo que coloca o Sporting na próxima fase da competição.

QUARTOS-DE-FINAL
Naval (BL) - VIT. SETÚBAL (BL), 1-2
PORTO (BL) - Gil Vicente (LV), 1-0
BENFICA (BL) - Moreirense (II), 2-0
SPORTING (BL) - Estrela Amadora (BL), 1-0

BL - Bwin Liga
LV - Liga Vitalis
II - II Divisão

Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro. Pelo q mostra os resultados os maiores candidatos ao título são o Benfica e o Porto. O sporting ainda tenho certa desconfiança hehe. Grande abraço amigo