quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Opinião: Efeitos de ser português?

Caros amigos leitores, não tenho tido muito tempo disponível para dedicar ao blog, situação que a partir da próxima semana irá ser alterada. Venho aqui apenas falar brevemente sobre a eleição dos três melhores jogadores do Mundo pela FIFA no ano de 2007.
Esta escolha da entidade máxima do futebol voltou a demonstrar, na minha óptica, a pequenez com que somos olhados no panorama internacional. Patriotismos à parte, a meu ver, Cristiano Ronaldo foi mesmo o melhor de 2008, carregando às costas o Manchester United na reconquista do título inglês. Além de melhor marcador no clube, o madeirense foi também o goleador da sua (nossa) selecção.
No entanto, era mais que sabido que Kaká iria vencer o prémio. E ganhou. Até aí, apesar de considerar Cristiano Ronaldo o melhor, ainda consigo aceitar. O que me surpreendeu foi o facto de Messi surgir em segundo lugar na frente do internacional luso, relegado para o terceiro posto.
Deixo apenas uma questão no ar: será que se o craque de Old Trafford fosse de outra nacionalidade que não a portuguesa o alinhamento seria o mesmo? Talvez não...

Foto: Hugo Santos

6 comentários:

Ricky_cord disse...

Os brasileiros limparam mesmo tudo. Apesar de ser português concordo que tenha sido Kaká o vencedor. Agora mandar Cristiano Ronaldo para terceiro acho que foi muito mau. Mas para o ano acredito que ele poderá lutar pelo primeiro e deixemo-nos do discurso de que Portugal é um país muito pequeno. Já cansa.

Anónimo disse...

Olá Pedro, pois talvez esse factor tenha pesado, não digo que não. O Kaká na minha opinião venceu merecidamente. Não tem o futebol vistoso que certos adeptos gostam, mas tem a classe pura de um jogador extremamente completo e belo de ver jogar (para quem gosta do estilo claro). Na época passada creio que o Cristiano Ronaldo jogou muito muito bem carregando o Manchester às costas, mas do outro lado Kaká não fez menos e provou-o na Liga dos Campeões. Já o facto de Messi ter ficado no segundo lugar também me surpreendeu no sentido que estava mesmo à espera que fosse o Cristiano Ronaldo. Já me acusaram neste fórum de ser um português mesquinho, pois bem infelizmente e uma vez mais talvez revele esse meu lado, mas a verdade é que me satisfaz e enche muito mais o jogo do Messi do que o do nosso Cristiano Ronaldo. O facto de eu já ter aqui também referido de o Cristiano Ronaldo se achar superior aos outros ficou verdadeiramente explícito na entrega do prémio em que o "minino" amuou! Deveria ficar feliz por estar lá e de ter obtido o terceiro prémio. No entanto não! Pode-se também dizer que Kaká e Messi são jogadores que não estarão acima do Cristiano, até porque a linha é muito ténue e todos eles são bastante distintos e o estilo de um agradará mais a uns do que a outros. Ambos no entanto superam Cristiano num ponto que para mim faz muito de um jogador, que é a personalidade. Nesse ponto, independentemente dele ser a nosso novo "Figo", a nova referência lusa, eu considero-o vaidoso demais sobretudo depois da época transacta. Ganhou um estatuto com o qual não me pareceu saber lidar da melhor forma e hoje é um jogador arrogante e muito pouco humilde até mesmo nos festejos de um golo o tem demostrado! Quanto à pequenez do país refiro uma vez mais que até pode ter pesado, não sei. Sei que não somos tão "pequenos" quanto isso, pois tivemos uma vez mais um jogador luso nos três melhores do Mundo.

Poeta de Fermelã disse...

Uma grande curiosidade é que nunca um jogador do campeonato ingles foi eleito jogador do ano. Aí Cristiano já tinha a tradição contra si.

Em grande parte das vezes, o vencedor da bola de ouro é o mesmo que ganha o prémio da FIFA. A história continua contra Cristiano.

Quando não há mundiais nem europeus, acaba-se quase sempre por escolher um jogador que tenha ganho a liga dos campeões por exemplo. A estatistica continua contra Cristiano.

Na duas vezes em que se defrontaram em 2007 , Kaká foi muito superior a Cristiano.

Por isso, parece-me bem atribuido o 1º lugar a Kaká.
Quanto ao segundo lugar é perfeitamente irrelevante, nestas coisas só a vitória interessa.

Não nos esqueçamos que paises como Portugal, Angola, Moçambique e talvez outros, não podiam votar em Cristiano. Daí talvez o 3º lugar final.

cmpts

Nuno disse...

O Ronaldo em Inglaterra é uma coisa que não é nem na Selecção nem nas competições europeias. Na Selecção, há muito que anda afastado dos grandes jogos. Nas competições europeias, marcou o seu primeiro golo o ano passado nos quartos-de-final, na goleada frente à Roma. A FIFA privilegia as competições europeias. E faz bem, a meu ver, porque os campeonatos não são todos iguais. Por exemplo, considero que Ronaldo está sobrevalorizado porque joga em Inglaterra, o que para as suas características é óptimo. Em Itália não seria o mesmo. Kaká foi o melhor marcador da Champions e ganhou-a. Além disso, no confronto com Cristiano Ronaldo, nas meias-finais, levou a melhor, não só porque ganhou, mas porque jogou muito mais. Quanto ao Messi, não se pode esquecer, primeiro, muito do que fez na época passada, como os 3 golos ao Real, e, sobretudo, a formidável forma dos últimos meses. Se a eleição fosse correspondente apenas às exibições desta época, Messi merecia o título sem qualquer tipo de contestação.

Bruno Pinto disse...

Eu acho que o Ronaldo foi o melhor, mas aceito o prémio para Kaká. O que foi vergonhoso, foi o segundo lugar do Messi. O prémio destaca o melhor do ano, não dos últimos meses, da Champions, etc. O Kaká esteve soberbo na Champions e só, na Selecção Brasileira tb não sobressaiu e na liga italiana foi uma nódoa, quer na passada quer na actual. O Ronaldo foi o mais constante, manteve-se com o desempenho altíssimo ao longo de quase todo o ano. E mais: ele na presente Champions segue como melhor marcador ao lado do Ibrahimovic...

Anónimo disse...

Eu cá acho que os portugueses têm o que merecem. Quando alguém ou uma equipa faz algo ligeiramente melhor do que estamos habituados, somos logo os maiores, vamos ser campeões e etc.
Assim acalmam um bocado...