terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Liga dos Campeões: Benfica assegura continuidade na Europa


Os 'encarnados' venceram o Shakhtar, em Donetsk, por 2-1, e garantiram o terceiro lugar no Grupo D. Desta forma, e repetindo o resultado do Sporting na deslocação à Ucrânia (frente ao Dínamo Kiev), o clube da Luz segue para a Taça UEFA.
No outro encontro do agrupamento, o Milão bateu o Celtic, pela margem mínima, e carimbou o primeiro lugar.

SHAKHTAR - BENFICA, 1-2
(0-1, Cardozo, 6'; 0-2, Cardozo, 22'; 1-2, Lucarelli, 29'[g.p.])

Só a vitória permitiria aos portugueses a permanência nas competições europeias. E foi isso que aconteceu. Já sem hipótese de qualificação para a próxima fase da 'Champions', restava ao Benfica lutar por um lugar na Taça UEFA.
O jogo começou bem para as pretensões encarnadas, uma vez que, aos seis minutos, Cardozo aproveitou uma desconcentração da defensiva ucraniana para colocar os 'encarnados' na frente. Mas o 'Tacuara' não ficaria por aqui. Aos 22 minutos, o internacional paraguaio correspondeu na perfeição a um cruzamento de Maxi Pereira e, num golpe de cabeça, elevou a contagem.
Esta vantagem de dois golos duraria, no entanto, pouco tempo. Sete minutos volvidos, David Luiz cometeu uma falta desnecessária na área benfiquista e, na transformação da respectiva grande penalidade, o italiano Lucarelli deu um novo alento ao Shakhtar.
A partir daí, o Benfica teve que sofrer, sobretudo na parte final do primeiro tempo e no quarto-de-hora inicial da etapa complementar. Apesar de não criarem grandes ocasiões para marcar, os ucranianos sufocaram os lusos, remetidos ao seu sector defensivo. Com o passar dos minutos, os 'encarnados' conseguiram segurar mais a bola e foram ganhando o controlo da partida, perante um adversário que foi perdendo gás.
No cômputo geral, esta foi uma vitória sofrida, mas justa do conjunto lisboeta.

GRUPO D
RESULTADOS DA 6.ª JORNADA

Shaktar - BENFICA, 1-2
(0-1, Cardozo, 6'; 0-2, Cardozo, 22'; 1-2, Lucarelli, 29'[g.p.])
Milão - Celtic, 1-0
(Inzaghi, 70')

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.º MILÃO 13 pontos
2.º CELTIC 9
3.º Benfica 7
4.º Shakhtar 6

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - Como avalia a prestação do Benfica na Liga dos Campeões?
2 - Até onde podem chegar os 'encarnados' na Taça UEFA?

Foto: Hugo Santos

3 comentários:

Anónimo disse...

Tirando os golos na parte inicial, o jogo de hoje foi o mais aborrecido de sempre, durante os 45 minutos finais parecia que estavamos a assistir a uma partida de baliza-a-baliza num estádio.

1 - O normal para uma equipa portuguesa que não o porto.
2 - A jogar assim, esperemos que não muito longe.

Bruno Pinto disse...

Não vi o jogo, apenas ouvi o relato, e foi bom para o futebol português que o Benfica tivesse ganho e se tenha qualificado ao menos para a Taça UEFA. Não acho o Cardozo nada de especial, mas hoje ele resolveu... resolver!!

1. Considero insuficiente, pois acho que tinha obrigação de ficar à frente do Celtic, uma equipa inferior. O resultado comprometedor foi a derrota caseira com o Shakhtar.

2. Penso que podem chegar à final, desde que não tenham paragens cerebrais como tiveram na época passada diante do mediano Espanhol.

Abraço.

Gerson Sicca disse...

O Shakhtar gastou muito em contratações mas não conseguiu decolar.