sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Opinião: Arsenal e Roma, os adversários a evitar

O Porto alcançou o objectivo da qualificação para os 'oitavos' da Liga dos Campeões e conseguiu também um feito que lhe fugia há 11 anos: terminar a fase de grupos no primeiro lugar. Esta proeza foi bastante importante para a equipa de Jesualdo Ferreira, pois permite-lhe evitar os principais colossos futebolísticos do 'Velho Continente'. Emblemas de nomeada como Chelsea, Real Madrid, Milão, Inter, Manchester United e Barcelona deixam de estar na lista de possíveis aversários dos 'dragões' na próxima fase.
Assim sendo, os 'azuis-e-brancos' vão encontrar um de sete adversários, que distingo em quatro patamares de dificuldade.

Grau 1: Arsenal e Roma
Estes são, a meu ver, os opositores cuja sorte deverá colocar fora da rota portista.
Os ingleses são uma das equipas mais fortes da Europa na actualidade. Apesar de serem uma formação bastante jovem, os 'gunners', que lideram a Premier League, têm um plantel recheado de grandes valores individuais e actuam como uma verdadeiro conjunto.
A Roma é uma das mais fortes equipas transalpinas, sendo quase a única a oferecer alguma réplica ao poderoso Inter de Milão na Séria A. Para além disto, o histórico de confrontos entre portugueses e italianos é claramente desfavorável às nossas cores. Perante adversários do 'calcio', aos portugueses nem sempre chega jogar bem para lograr atingir os objectivos. O Sporting é a prova mais recente disso mesmo, tendo sido superior à Roma, mas... no final a festa foi romana.

Grau 2: Lyon
Hexa-campeão francês, o Lyon é, a par do Chelsea, a equipa que mais tem crescido nos últimos anos na Europa. Equipa jovem, combativa e com o toque brasileiro, esta formação gaulesa tem, ano após ano, ganho experiência na prova. Nos confrontos com o Lyon, o Porto tem a seu favor o facto de este ter sido um opositor eliminado pela equipa de Mourinho na caminhada triunfal para o título de 2004. Não estando, na minha óptica, ao nível de Arsenal e Roma, estes franceses serão sempre um osso difícil de roer.

Grau 3: Celtic e Fenerbahçe
Se o Porto pode discutir taco a taco com qualquer adversário a presença nos quartos-de-final, a partir deste nível, os 'dragões' partem claramente como favoritos. Neste caso, quer um quer outro adversário têm o seu ponto forte nos jogos em casa. Tanto os escoceses como os turcos são opositores temíveis no seu ambiente, mas consideravelmente mais fracos nos duelos fora de portas (convém frisar que a segunda mão é no Dragão). Ainda assim, tratam-se de duas boas equipas.

Grau 4: Olympiakos e SChalke
Estas seriam as melhores prendas que o sorteio poderia colocar no 'sapatinho' do Porto. Equipas sem grande experiência na competição (os gregos disputam-na habitualmente mas não costumam passar da primeira fase) e sem tantos valores individuais, helénicos e germânicos parecem-me incapazes de colocar um fim à presença dos 'dragões' na competição. Depois, jogar em Gelsenkirchen poderia trazer uma motivação acrescida, por ter sido ali que o Porto escreveu uma das mais importantes páginas da sua história.

TÓPICO DE DISCUSSÃO

1 - Na sua opinião, qual o melhor adversário que poderia tocar aos Porto nos oitavos-de-final?

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pedro:

Adoro tentar advinhar os adversários neste tipo de sorteios e o meu palpite é que vai sair o Olympiacos ao Porto.

Relativamente à tua opinião, considero que estás a substimar o Fenerbahçe e o Schalke, na minha opinião eu colocava-os no grupo do Lyon (olhando para a tua divisão).

Os turcos são muito fortes em casa e têm um plantel de estrelas. na primeira fase apenas perdeu em casa do inter. e o schalke tem uma equipa forte e consistente com craques como Kuranyi e Asamoha. Sem dúvida os adversários mais acessiveis, na minha opinião, seriam o celtic e o olympiacos.

abraços

http://footballdependent.blogspot.com/

Bruno Pinto disse...

Na minha opinião há três grupos de equipas. A evitar a todo o custo aparecem Roma e Arsenal. Numa posição intermédia coloco Lyon e Fenerbahçe. No grupo dos mais acessíveis, ou dos menos difíceis, vá lá, julgo estarem Schalke 04, Olympiakos e Celtic. Com Roma e Arsenal podemos, no entanto, lutar pela vitória na eliminatória olhos nos olhos. Com as restantes formações, o FC Porto tem a obrigação de passar aos 'quartos'. O melhor adversário que nos poderia tocar seria logicamente um dos três mais acessíveis. A minha fezada é o Schalke 04. Os alemães costumam levar todos para a cabeça e mesmo o Bayern Munique, em 2000, só eliminou o FC Porto no último minuto graças a um infeliz chamado Hugh Dallas...

Pascoal Sousa disse...

Inclino-me para o Fernerbahçe.Acho que o FC Porto vai voltar a Istambul, desta vez para jogar na parte asiática da grande metrópole turca. Pelo que já vi desta Champions, o adversário ideal seria o Olympiacos. É o mais frágil no conjunto dos adversários que podem calhar em sorte ao dragão.

LF disse...

"O apuramento do F.C.Porto para os oitavos-de-final da Champions League foi justo e meritório, além de extremamente positivo para o futebol português. Quanto a isso estamos conversados.
Este facto tem contudo levado a generalidade dos analistas, sempre peremptórios e definitivos, mas nem sempre na mesma medida rigorosos, a incorrer numa mistificação de importa desmontar. Fará em Maio próximo quatro anos que o F.C.Porto de Mourinho se sagrou campeão europeu em Gelsenkirchen, mas daí para cá, neste passado ainda bastante mais recente, o Benfica tem tido melhor desempenho na Europa que os dragões, é a equipa portuguesa com melhor performance europeia, e é inclusivamente o Sporting, muito fruto da sua final de 2005, que surge na segunda posição desta pequena estatística comparativa. Pode parecer estranho – dado o foguetório mediático em torno das “crises” do Benfica e do Sporting, e dos “feitos” do F.C.Porto -, mas os números assim o demonstram.
Neste período de quatro temporadas (2004-2008) o F.C.Porto nunca passou dos oitavos-de-final. O Benfica não só esteve nos quartos-de-final da Champions de 2005-06 , como na época seguinte voltou a chegar a essa fase, mas na Taça Uefa, prova em que o Sporting foi finalista em 2004-05. Se olharmos aos pontos alcançados por uma e outra equipa nas provas europeias, a diferença é esmagadora: o Benfica fez quase o dobro da pontuação do F.C.Porto, ou seja 68 pontos para 37 respectivamente (44 do Sporting). Também em golos marcados ou em jogos jogados a superioridade é clara.
Naturalmente que isto se reflecte no próprio ranking oficial da UEFA. Para a época 2008-2009, no ranking previsional (falta obviamente terminar a presente temporada), o Benfica é o único dos clubes nacionais que figura no top-20, designadamente em 17º lugar. O F.C.Porto é 25º e o Sporting 28º.
Mas se a dúvida do leitor se prende com a qualidade dos adversários que Benfica e F.C.Porto enfrentaram neste período, diga-se que, se os portistas enfrentaram Chelsea (2), Liverpool, Inter (2) e Arsenal, o Benfica teve de se haver com Manchester (2), Liverpool, Barcelona e Milan, e o Sporting com Roma, Manchester, Inter e Bayern.
Aqui está a prova de como o mediatismo de certas ideias nem sempre resiste a uma análise factual e objectiva."

In www.vedetadabola.blogspot.com