quarta-feira, 18 de abril de 2007

História: Manchester United e Chelsea só se defrontaram uma vez na final da Taça de Inglaterra


'Red devils' e 'blues' são na época em curso rivais a tempo inteiro. Ambos os conjuntos estão a disputar a conquista da Premier League, internacionalmente ainda marcam presença na Liga dos Campeões e, por força do sorteio, podem mesmo encontrar-se no jogo decisivo da prova. Mas, para além disto, as equipas comandadas por Alex Ferguson e José Mourinho apuraram-se no passado fim-de-semana para a final da Taça de Inglaterra. São, portanto, concorrentes em todas as frentes.
Centremo-nos, no entanto, na última competição a ser referida. Por estranho que pareça nos dias de hoje, Manchester United e Chelsea apenas se encontraram numa final da Taça de Inglaterra. A 14 de Maio de 1994, em Wembley, perante 79.634 espectadores, os 'red devils' impulsionados por um endiabrado Eric Cantona não deram qualquer chance aos londrinos, então comandados por Glenn Hoddle (que acumulava funções de técnico e jogador), vencendo por 4-0, resultado construído no segundo tempo. Cantona (61' e 67'), Mark Hughes (69') e Brian McClair (90') permitiram a Alex Ferguson saborear a 'dobradinha', visto que o clube de Old Trafford havia conquistado o título inglês dessa época, com oito pontos de vantagem sobre o Blackburn. De todos os jogadores presentes nessa partida, apenas um poderá repetir a presença numa final entre os dois emblemas: Ryan Giggs. O extremo-esquerdo galês jogou os 90 minutos do desafio.
Como curiosidade, ficam aqui apresentadas as constituições das duas equipas:
Manchester United - Schemeichel; Parker, Pallister, Bruce e Irwin (Sharpe); Paul Ince, Roy Keane, Kanchelskis (McClair) e Giggs; Cantona e Hughes.
Treinador: Alex Ferguson
Chelsea -Kharine; Clarke, Newton, Kjeldbjerg e Johnsen; Sinclair, Spencer, Burley (Hoddle) e Wise; Stein (Cascarino) e Peacock.
Treinador: Glenn Hoddle

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigigo Pedro..esse será um jogo para mexer com a Europa. Quem vencerá? a forte defesa do Chelsea, ou o poderoso ataque do Manchester? rsrs

Aqui estou ansioso para a partida Náutico X Corinthians...é nossa unica chance de chegar a Libertadores 2008, pq acho que no Brasileirão a briga é para não cair!

grande abraço

Anónimo disse...

Ganhe quem ganhar, estão portugueses na ribalta, isso é que interessa.

Bruno Pinto disse...

Confesso que esta temporada sinto um dilema quanto ao futebol inglês. Adoro Cristiano Ronaldo - o melhor jogador do mundo -, adoro José Mourinho - o melhor treinador. É maravilhoso que sejam portugueses e não espanhóis, italianos ou... ingleses! Desejo que Ronaldo arrebate o troféu FIFA de melhor do ano e os títulos ajudam muito. Por outro lado, quero que Mourinho continue a "calar" muitas bocas. Talvez se o M.United ganhar a Premier League e o Chelsea a Champions, todos fiquem felizes parcialmente. A Taça de Inglaterra pode ser por moeda ao ar... Abraços

Anónimo disse...

Apesar ser uma grande admiradora de Cristiano Ronaldo, a verdade é que, nas três frentes que se seguem, tenho como desejo que chelsea seja o vencedor em todas elas! O chelsea tem provado que soube sobreviver a todas as contrariedades desta época, e como tal deveria ter também a sorte de ser um pleno vencedor! Se o Manchester nada ganhar a qualidade do Cristiano Ronaldo como jogador não será posta em causa, ao contrário do que acontecerá ao Mourinho se o chelsea nada ganhar ou ganhar apenas uma das competições! Apesar de serem muitos os que consideram o Sr. José Mourinho, uma individualidade arrogante, diga-se apenas que entre a auto confiança e a arrogância existe uma linha muito ténue que nem todos têm a capacidade de ver!