domingo, 29 de abril de 2007

Bwin Liga: Benfica e Sporting empatam e favorecem Porto

Os 'encarnados' ainda não tinham perdido em casa, enquanto que os 'leões' não haviam sido derrotados fora. E assim continuam. O 'derby' da Luz terminou com o resultado que mais vezes se verificou na história dos confrontos entre os dois emblemas no recinto benfiquista: 1-1. Pela décima vez cada conjunto celebrou a obtenção de um golo. Com este desfecho, o Benfica fica, praticamente, arredado do título e deixa de depender de si próprio para chegar ao segundo lugar. Quanto ao Sporting perde a possibilidade de se aproximar do primeiro lugar, mas está mais perto de conseguir o posto subsequente. Em suma, a igualdade foi um mal menor para o emblema leonino, pese embora o grande beneficiado ter sido o Porto, que, assim, mantém a liderança com menor risco de ameaça.
Ao contrário do esperado, Simão não reunia as condições necessárias para competir e não subiu ao relvado, tendo Fernando Santos optado pelo 'onze' utilizado na ronda anterior. No lado oposto, em relação ao último jogo, Paulo Bento trocou Alecsandro por Yannick.
Os 'verde-e-brancos' entraram melhor e lograram chegar à vantagem logo aos dois minutos, quando Liedson correspondeu da melhor maneira a cruzamento de Abel, cabeceando para o fundo das redes de Quim.
Até ao minuto 20 o domínio do prélio foi pertença do clube de Alvalade. Após esse período, as 'águias' equilibraram as operações, chegando à igualdade através de Miccoli, ao minuto 24.
Depois de um nivelamento de forças até ao descanso, o Benfica veio com mais força para a etapa complementar. Contudo, o Sporting soube conter o maior ascendente dos homens de Fernando Santos no primeiro quarto-de-hora e voltou a repor um equilíbrio na partida.
A repartição do domínio de jogo e as raras ocasiões de golo traduzem que a produção dos dois conjuntos acaba por se ajustar ao desfecho final.
Uma palavra também para a arbitragem. Se no capítulo técnico, Pedro Henriques actuou bem, na parte disciplinar teve falhas, com claro prejuízo para os 'encarnados'. Alguns cartões ficaram por mostrar, outros foram mostrados indevidamente e Caneira foi, por duas vezes, poupado à expulsão. Na primeira parte, o defesa leonino viu o amarelo quando travou Miccoli, que seguia isolado para a baliza, e se justificava o vermelho. Na segunda metade, depois de uma entrada sobre Karagounis, foi-lhe perdoado o segundo amarelo.

Aves foi o vencedor dos aflitos


Dos outros desafios da ronda merece destaque a equipa do prof. Neca. Ao vencer na Figueira da Foz, os avenses saltaram, pela primeira vez na época, para cima da 'linha de água', por troca com o Vit. Setúbal, que não foi além de um empate caseiro ante o Marítimo.
Por sua vez, o Nacional regressou às vitórias, vencendo o Estrela da Amadora.

Braga vence em Coimbra no fecho da ronda

A jornada 27 ficou concluída na noite de segunda-feira. Os arsenalistas deslocaram-se à cidade dos estudantes e venceram a Académica por 1-0, com um golo de Zé Carlos aos 67 minutos. No final do encontro, a arbitragem de Olegário Benquerença foi contestada pela equipa da casa.
Com este resultado, adivinha-se um interessante duelo entre os bracarenses e o Belenenses no próximo domingo. A luta pelo quarto lugar está ao rubro, pois as duas equipas estão separadas por apenas três pontos, com vantagem dos 'azuis'.

Resultados da 27.ª jornada

Paços Ferreira - União Leiria, 0-0
Belenenses - Beira-Mar, 2-0 (Garcês e Dady)
Boavista - Porto, 2-1 (Ricardo Silva e Zé Manuel; Lucho [g.p.])
Nacional - Estrela Amadora, 1-0 (Juliano [g.p.], 90')
Naval - Aves, 0-1 (Jorge Ribeiro)
Vit. Setúbal - Marítimo, 1-1 (Varela; Lipatin)
Benfica - Sporting, 1-1 (Miccoli; Liedson)
Académica - Braga, 0-1 (Zé Carlos)

Classificação
1.º PORTO 62 pontos
2.º Sporting 59
3.º Benfica 58
4.º Belenenses 46
5.º Braga 43
6.º Paços Ferreira 40
7.º União Leiria 36
8.º Nacional 35
9.º Boavista 32
10.º Marítimo 31
11.º Naval 31
12.º Estrela Amadora 28
13. Académica 25
14.º Aves 22
15.º Vit. Setúbal 21
16.º Beira-Mar 19

Melhores marcadores
1.º Simão (Benfica) e Liedson (Sporting) 11
3.º Hélder Postiga (Porto) Dady (Belenenses) 10
5.º Linz (Boavista), Adriano e Lucho (Porto) e Nei (Naval) 9
9.º Zé Pedro (Belenenses) e Miccoli (Benfica) 8

Fotos: Hugo Santos

7 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela visita a minha pagina.
EStamos de acordo o Benfica foi prejudicado.

Um abraço

PSousa disse...

Bem quanto aos lances de arbitragem devemos ver todos os factores e estar mais atentos a pequenos pormenores, que normalmente falham a comunicação social, mas não a outros intervenientes e espero que lei-a o artigo que escrevi em TugaSpor ou Bancada Directa.
De resto boa análise.

Um Abraço amigo

Anónimo disse...

É pena, a vitória de qualquer um deles teria relançado o campeonato. Agora é quase certo que está nas mãos do porto

Kramer disse...

Acho que o resultado do derby foi justo, sem influência directa da arbitragem e que penaliza a falta de frescura física do Benfica, bem como as ausências de peso e penaliza ainda a falta de ambição para chegar ao título de Paulo Bento.
Apareçam no http://controversiasdofutebol.blogspot.com e deixem lá a vossa opinião.

Cumprimentos,
Kramer

Anónimo disse...

o LIEDSON vai ser o melhor marcador da liga com um pé ás costas......

Anónimo disse...

Pedro
Antes de mais um grande abraço.
Espero continuar a ler notícias tuas e serei concerteza visitante assíduo do teu blog.
Finalmente, e para quem viu, resta-me realçar a roubalheira que o Olegário perpetrou em Coimbra na 2ª feira. É o futebol que temos e que não merece muito mais.

Anónimo disse...

Apesar do sr. meu treinador ser da opinião que o campeonato se perdeu neste jogo, eu acredito plenamente que foi num jogo bem anterior (contra o Beira Mar) que ficamos pelo caminho.
É caso para dizer... "Volta Camacho"