segunda-feira, 7 de julho de 2008

Opinião: Escaldante futebol português

Estamos em pleno Verão e, fruto da estação, as temperaturas já estão quentes e têm tendência para aumentar ainda mais. Ora, este panorama de calor parece estender-se dos termómetros até ao 'desporto-rei' nacional.

Não há dúvida que em matéria de futebol, nós, portugueses, estamos entre os melhores. Indiscutivelmente. Como prova de inegável qualidade, podemos orgulhar-nos de mencionar, por exemplo, os nomes de José Mourinho e Cristiano Ronaldo, considerados, respectivamente, como o melhor treinador e o melhor jogador do Mundo, pela maioria dos adeptos.


Porém, existe um 'reverso da medalha' neste futebol português. Para além dos bons treinadores e dos bons jogadores, temos os maus - para ser benevolente - dirigentes! Cada vez que surge algum assunto de alguma complexidade, surgem as polémicas e a demora na resolução dos problemas. Instala-se, autenticamente, o caos no seio do futebol cá do burgo.

Depois do 'caso Mateus', há dois anos, este ano chegámos ao sorteio do Campeonato com mais uma questão em aberto. Quem fica no primeiro escalão? O Boavista ou o Paços de Ferreira? Ninguém sabe responder e, mais grave, parece que a resposta definitiva ainda vai tardar, algo que fará aquecer ainda mais o ambiente escaldante que já se vive no seio da 'bola'.

Mas não é só fora das 'quatro linhas' que o futebol nacional vai ficar a escaldar até ao início do Outono. Para já, é a habitual agitação do mercado a centrar as atenções e a trazer calor e esperança aos adeptos. Porto e Benfica prometem apresentar alguns nomes sonantes, que, de facto, a meu ver, muita falta fazem ao nosso campeonato, cada vez mais desprovido dos seus melhores 'artistas'. Depois, vem o início da competição. Aí, sim, com três clássicos nas cinco primeiras jornadas, as emoções vão estar ao rubro e as temperaturas prometem subir mais que nunca! A malta quer é ver a bola a rolar, de preferência sem casos, o que não é fácil neste futebolzinho português...

Foto: Hugo Santos

Sem comentários: