segunda-feira, 14 de julho de 2008

Opinião: O azarado, o renascido e o falso escravo

Hoje venho falar-vos de três emigrantes do nosso futebol que estiveram em destaque na passada semana, pelos diferentes motivos: Jorge Andrade, Ricardo Rocha e Cristiano Ronaldo.

Numa altura em que se preparava para regressar à competição, depois de quase uma época de ausência, Jorge Andrade voltou a contrair nova lesão. A maré de azar não larga o central da Juventus e temo mesmo que o jogador já não consiga apresentar novamente as inegáveis qualidades que lhe foram reconhecidas quase unanimemente. Lamento bastante esta contrariedade, até porque, para além das sua valia desportiva, aprecio imenso a postura de Jorge Andrade fora dos relvados. Espero, sinceramente, que recupere o mais rapidamente possível e que a sua carreira não termine de forma precoce.

O futebol é feito de altos e baixos e em alta parece estar novamente Ricardo Rocha. Depois de um ano para esquecer no Tottenham, onde teve que 'ir à faca' para debelar uma lesão, não sendo opção para Juande Ramos recuperou, o polivalente defesa pode agora relançar a sua carreira. Emprestado pelos 'spurs' ao Hull City, recém-promovido à Premier League, Ricardo Rocha poderá voltar a exibir-se a grande nível e, quem sabe, regressar à Selecção Nacional. É que Scolari já saiu e as hipóteses deste defensor, que muito admiro, vestir a camisola das 'quinas' são agora consideravelmente maiores.

Por fim, queria referir-me à "escravatura moderna" no futebol, expressão usada pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, a propósito da situação de Cristiano Ronaldo. Dizia o líder máximo da entidade que tutela o futebol que o Manchester United deveria deixar sair o jogador e que este poderia ser visto como um escravo, em virtude de poder ficar obrigado em Old Trafford. Pergunto eu: alguém forçou o futebolista a assinar o contrato? Concordo com as declarações de Pelé sobre o assunto. O mítico brasileiro afirmou que os contratos são para cumprir. Nada mais certo. Ponto final. O Manchester United cumpre os seus compromissos, pagando balúrdios ao suposto 'escravo', pelo que a este não lhe restará mais nada do que cumprir o vínculo laboral que assinou de livre vontade.

Foto: Hugo Santos

1 comentário:

Jotas disse...

Caro companheiro, de facto também lamento o azar que persegue o Jorge Andrade, até porque qum está no futebol com aquela postura, mere mais sorte, num entanto, temo pelo fim precoce da sua carreira.
Já o Ricardo, é e facto um bom central, raçudo, bom no jogo aéreo e polivalente, que falta faz ao meu Benfica, desejo-lhe sorte.
Já Ronaldo, ao contrário do Jorge Andrade, não sabe, nem nunca soub estar na bola, falta-lhe algo que faz admirar os grandes (Rui Costa, Figo, João Pinto, Zidane, KáKá, etc), Humildade, carater e inteligência, é por acaso um dos assuntos a que dou destaque no meu blog, as declarações de Blatter são tão ridículas como ele e uma afronta aquem tanto trabalha e pouco ganha, esses sim verdadeiros escravos, por favor, QUERO SER ESCRAVO COMO TU, CRISTIANO