terça-feira, 22 de julho de 2008

Opinião: Dizem que são uma espécie de adeptos...

Caros amigos que estão a ler este texto, se existisse um dicionário 'futebolês' e eu lhes perguntasse o significado da palavra adeptos, o que me responderiam? Provavelmente, estarão a pensar em pessoas que apoiam determinada equipa e, consequentemente, os seus jogadores.

Ora, no nosso País, não é bem assim. Aqui, em Portugal, poucos são os adeptos que, na realidade, apoiam as suas equipas de eleição. Eles acompanham-nas, batem palmas, cantam e incentivam, quando ganham... Se estiverem na mó de baixo, assobiam, enxovalham, faltando ao respeito inerente a qualquer ser humano.

Falo sobre isto, a propósito da situação do benfiquista Luís Filipe. Sábado fui um dos adeptos que se deslocou à Amoreira, no Estoril, para assistir ao jogo entre 'canarinhos' e 'encarnados'. Por isso mesmo, custou-me bastante presenciar determinadas atitudes de alguns ditos apaniguados do emblema da Luz para com o seu futebolista.

Pois é, mal o 'speaker' anunciou o nome do referido jogador, lá vieram os apupos ao rapaz. Depois foi o jogo todo nas 'bocas' ao lateral-direito do Benfica. Que falta de formação, educação e cultura desportiva têm estas pessoas, para não utilizar outro tipo de terminologia e não descer ao nível que patentearam! Um verdadeiro adepto não deveria incentivar os elementos da sua equipa? Se se gosta de um clube, não se deve ajudar os jogadores a melhorar o seu rendimento e a alcançar melhores resultados? Pelos vistos, em Portugal, não! Acabei mesmo por ficar a pensar como se sentirá Luís Filipe, um ser humano como eu e você que me está a ler neste preciso momento!

Não é a valia do jogador que está agora em discussão. Mas, ainda assim, talvez o verdadeiro Luís Filipe nunca tenha aparecido na Luz. Até porque nunca sentiu, desde o primeiro jogo na 'Catedral', o apoio que todos os futebolistas necessitam. O importante a salientar é que, a partir do momento em que um atleta enverga a camisola do clube, os benfiquistas, ainda por cima ávidos de triunfos, mais não deviam do que apoiá-lo, tal como a todos os outros do seu plantel. A pergunta que faço é como andarão os níveis de confiança do ex-bracarense, constantemente martirizado por essas pessoas, que se dizem adeptos, de há um ano a esta parte? É que aqui, se um jogador está em baixo, em vez de o puxarem para cima, 'enterram-no' ainda mais. É triste... e, na minha opinião, até humanamente condenável!

Para concluir, quero apenas realçar que esta situação que acontece com Luís Filipe é apenas um exemplo daquilo que sucede em Portugal com (supostos) adeptos de todas as cores. Uma questão de mentalidade e de cultura. Ou falta dela...

Foto: Hugo Santos

Nota: Este texto foi publicado na minha crónica semanal, todas as segundas-feiras, no blog "fintaeremata.com".

3 comentários:

dezazucr disse...

Concordo.
Mas todos os anos é a mesma coisa. Antes do Luis Filipe era o Beto. Quando o Luis Filipe sair há de ser outro jogador. É triste, mas aparentemente essas pessoas precisam de um bode espiatório para descarregar as suas frustrações. Não percebem que se o jogador tiver poucas qualidades ou estiver inseguro, só pioram as coisas.

De qualquer forma não me parece que essa característica seja única dos benfiquistas ou até dos portugueses. Existe em todos os lados adeptos assim. São os sanguessugas, só se preocupam com os louros, quando a coisa corre mal, nem vê-los a apoiar, só desestabilizam.

1-0 basta

Bruno Pinto disse...

Óptimo artigo, Pedro.
De facto, é difícil perceber o porquê de adeptos de um clube, assobiem e critiquem constantemente jogadores do próprio clube. Deviam perceber que, para além de ser uma atitude cruel para com o jogador, estão a prejudicar a equipa.
Como adepto e vendo que certos jogadores não têm a categoria devida, compreendo a impaciência de certos aficionados, mas o assobio sistemático e, muitas vezes, injustificado, não é lá muito inteligente.
No entanto, deve dizer-se que este tipo de situações acontecem em todos os clubes e na maioria dos países, sobretudo os latinos, onde a mentalidade é bastante peculiar...

Abraço.

Jotas disse...

Concordo contigo, de facto é incompreensível assobiar constantemente um jogador, assim como quando a equipa não está a jogar bem ser logo assobiada, é sinal que na sua maioria o depto português sabe ver a sua equipa ganhar, mas não sabe ver futebol.
Sou contra qualquer tipo de manfestação contra a minha própria equipa, resumo-me a ão aplaudir quando estou instisfeio com a atitude da equipa.
Mas também tens de compreender, é dose ver esse jogador, como pode esse jogador com tamanha falta de categoria, dizer que um dia jogou o Benfica?