quinta-feira, 31 de julho de 2008

Opinião: Uma 'barrigada' de futebol prometedor...

Para os amantes do 'desporto-rei', aproxima-se um fim-de-semana em cheio. Há jogos em catadupa, para todos os gostos e cores clubísticas.

O Porto, tri-campeão nacional, tem agendados dois encontros, ambos no Torneio Internacional de Braga, que se disputa entre sexta e domingo. Será uma boa oportunidade para aferir dos novos reforços às ordens de Jesualdo Ferreira nos testes com o Leixões e o Cagliari.

Depois da passagem na darradeira eliminatória da Intertoto, também o anfitrião do evento, o Braga, poderá fazer novas experiências nos confrontos com as mesmas equipas. Por sua vez, o Leixões é o único emblema que não actua diante dos italianos, defrontando apenas os dois emblemas lusos. Uma boa experiência para José Mota perante equipas de calibre superior.

Também no Minho, mas em Guimarães, joga-se o Torneio daquela cidade. Neste caso, um triangular com as presenças da equipa da casa, do Benfica e do Paris Saint-Germain. Os jogos têm lugar entre sexta e segunda-feira. Os vimaranenses têm nos dois duelos uma boa oportunidade para afinar a máquina para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, cujo adversário conhecerão esta sexta-feira. Já com o plantel um pouco mais reduzido, a deslocação à 'Cidade-Berço' poderá permitir a Quique Flores apresentar um esboço mais exacto daquele que poderá ser o Benfica 2008/2009.

Mas não se ficam por aqui os jogos interessantes do fim-de-semana. Em Alvalade é tempo de apresentar o plantel para a presente temporada, recebendo, no sábado, o Sporting a visita do PSV Eindhoven. Sobre este jogo fica a dúvida do momento: será João Moutinho utilizado na partida?

Para além dos 'grandes' há mais equipas primodivisionárias em acção. Desde logo, destaco mais três bons embates em perspectiva: Estrela Amadora-Belenenses, Nacional-Académica (ambos no sábado) e Marítimo-Deportivo da Corunha (domingo). Igualmente no sábado, o Vitória de Setúbal enfrenta o Pinhalnovense.

Por fim, este fim-de-semana marca o regresso das provas oficiais, com a primeira-mão da primeira eliminatória da Taça da Liga.

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: