quarta-feira, 9 de julho de 2008

Opinião: Um admirador de Tiago

Fui sempre um fã de Tiago, desde os tempos em que o médio representava o Braga e actuava nas jovens selecções nacionais. Fui e, aliás, continuo a ser um admirador deste jogador, para mim, um dos melhores centrocampistas portugueses e até mesmo do próprio futebol europeu.



Na denominada 'posição 8', este internacional luso é um dos jogadores mais completos, na minha óptica. Autêntico 'box-to-box', Tiago desempenha eficazmente a dupla função defensiva-ofensiva. Inteligentíssimo tacticamente, o atleta da Juventus lê o jogo de forma soberba, o que lhe permite preencher bem os espaços defensivos e surgir, muitas vezes, em zonas de finalização. Aliás, o capítulo da concretização é outro dos pontos fortes do futebolista, que, recorde-se, obteve 13 tentos no Campeonato Nacional 2002/2003. Tivesse ele batido grandes penalidades e arriscava-se a ser o melhor marcador da prova...

Na pretérita temporada, a primeira no 'Calcio', as coisas não correram bem ao minhoto. Tiago não foi utilizado com a frequência que, por certo, desejaria e muitos colocaram em causa o seu valor. No entanto, quem com ele treina sabe melhor que ninguém da valia do português. Entre outros, Iaquinta, Amauri e Cissokho - este último é concorrente directo na posição - já vieram a terreiro elogiar o futebolista, mostrando toda a confiança nas suas capacidades. 'Afino pelo mesmo diapasão'. Os elogios não foram feitos por mero acaso e acredito que, assim lhe sejam dadas oportunidades, Tiago ainda vai vingar na 'Vecchia Signora' e ser uma peça importante na Selecção Nacional.

Foto: Hugo Santos

1 comentário:

Bruno Pinto disse...

É um grande jogador, um médio moderno, que ataca e defende com a mesma eficácia. Aliás penso que tu, Pedro, já o caracterizaste na perfeição. Estava à espera que vingasse de imediato na Juventus. Como isso não aconteceu, veremos se o consegue fazer na temporada que se vai iniciar. Foi pena porque perdeu o lugar na selecção e está a atrasar a sua afirmação plena no futebol europeu, prejudicando a sua carreira. Espero que jogue aquilo que é capaz na liga italiana, mas, caso isso não aconteça, gostava que voltasse a Portugal e enriquecesse a nossa liga.