segunda-feira, 28 de julho de 2008

Opinião: E depois do 'derby'...

O início das provas oficiais vai-se aproximando e são cada vez mais os jogos que servem para as equipas se prepararem para os embates a doer. Neste fim-de-semana jogaram-se várias partidas de pré-temporada, mas apenas tive a oportunidade de assistir ao Sporting-Benfica, desafio terminal do Torneio do Guadiana.

Devo dizer que não fiquei nada surpreendido com o que primeiro 'derby' da época, tanto pela qualidade do espectáculo, como pelo desfecho do encontro. Tal como esperava, eu e muitos mais, o prélio não deixou saudades e os 'leões' apresentam níveis de qualidade superiores às 'águias' nesta altura.

O Sporting mantém a estrutura técnica, mexeu pouco no plantel e reforçou-se com elementos de grande valia, conheceres da realidade do futebol nacional e até mesmo, como nos casos de Caneira e Rochemback, do próprio clube. O conjunto leonino é, na minha óptica, um sério candidato ao título desta temporada. Porquê? Porque apresenta princípios de jogo já definidos, a integração dos novos jogadores é fácil e o plantel oferece mais soluções, em todos os sectores do terreno, a Paulo Bento.

Se os 'leões' têm a forma de jogar definida e assimilidada pelos seus atletas, os 'encarnados' ainda buscam uma identidade colectiva e, mais que isso, definir o quadro final de futebolistas com os quais o novo treinador vai 'atacar' a época. Com um vasto grupo ao seu dispôr (superior a 30 jofgadores) Quique Flores ainda está em período de definir os 25 que trabalharão sob as suas ordens. Isto enquanto ainda espera pelo ansiado e anunciado reforço da equipa, carenciada em algumas posições, previsivelmente com a entrada de mais três atletas.

O desafio deste domingo tratou-se, portanto, de um duelo entre duas equipas em preparação, na qual o Sporting exibiu uma base mais verdadeira e aproximada e o Benfica mostrou estar longe daquele que se apresentará em termos oficiais. A vitória leonina acabou por ser, além de justa e inquestionável, completamente natural.

Na 'ressaca' do torneio disputado em terras algarvias, Paulo Bento vai procurar um aperfeiçoamento do conjunto, esperançado, por certo, em não perder a sua principal 'jóia": João Moutinho. Por seu turno, Quique Flores deverá tratar rapidamente das dispensas, por forma a partir, definitivamente, para a construção do "seu" Benfica... com os que continuam e os que hão-de chegar. O início do campeonato não se prevê fácil para os da Luz e há que ser lesto a trabalhar no campo e no mercado...

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Jotas disse...

Caro Pedro, não podia estar mais de acordo, parece uma cópia do que escrevi.
De facto a única coisa que me preocupa é o facto de o Benfica ainda não ter defenidas as dispensas nesta altura e ainda procura reforços, quando se sabe que o início de campeonato vai ser terrível, desvantagem para o Benfica por tdo o que aí vem escrito.
Acho que já está mais do que na hora de definitivamente se trabalhr um onze base.

Bruno Pinto disse...

Estes jogos não têm grande importância, mas sempre deu para ver que o Sporting está mais adiantado na preparação que o Benfica. Aliás, acho um pouco estranho este atraso benfiquista na definição do seu plantel, nos jogadores que serão contratados, nas dispensas, etc. Claro que o facto de o treinador ser novo e não conhecer, a fundo, os jogadores codiciona sempre. Mas acho que nesta altura já era suposto haver menos indecisões.