quinta-feira, 29 de maio de 2008

Opinião: Só cá faltava a Lei Webster...


Paulo Assunção rescindiu o contrato com o Porto ao abrigo da Lei Webster. Esta lei permite que um jogador, que tenha representado um clube pelo menos durante três anos, possa rescindir o vínculo contratual com o referido emblema, indemnizando-o no valor que iria auferir até final do contrato. No entanto, o atleta terá que mudar de país para invocar esta lei.
O 'trinco' brasileiro foi o primeiro a seguir este caminho no futebol português. Depois do, agora, ex-médio portista, por certo, outros se seguirão. Infelizmente... Mais uma lei que vem ao encontro dos interesses dos clubes financeiramente mais poderosos. Assim, tais emblemas apresentam propostas bastante vantajosas ao jogador, pagando apenas uns 'trocos' ao clube de onde este é proveniente. Só faltava isto ao já empobrecido futebol nacional...

Foto: Hugo Santos

3 comentários:

Bruno Pinto disse...

Esta lei é, de facto, incompreensível! Já nem com contrato se pode segurar um jogador. O jogador pode legitimamente procurar o melhor para si, mas saiu pela porta pequena do clube que o projectou. Será mais um dos que ficará a perder com a mudança, como tantos outros que saíram e nunca mais foram os mesmos.

Abraço.

Mário Ventura disse...

Falas que outros se seguirão a Paulo Assunção mas, para mim, este foi um caso isolado no futebol português, sobretudo nos clubes ditos "grandes". E isto porque a cláusula de rescisão é uma segurança absoluta à qual nem o regulamento de transferências - e este artigo 17º - consegue fazer frente.

Anónimo disse...

Amigo, esta lei é preocupante. POde ocorrer algo semelhante ao que ocorre com a Lei Pelé aqui no Brasil. Deixou muitos clubes falidos e expostos ao assédio dos grandes clubes europeus. Outro problema decorrente foi a força que ganhou os empresários, nos quais muitos deles tornaram-se donos dos passes de jogadores.

Infelizmente pelo que estou vendo isso é um grande problema que irá enfrentar os países que não tem condições de competir com os grandes centro futebolísticos.

Depois leia no meu blog uma matéria com o título "Lei Pelé: culpada ou inocente". Nessa matéria eru entrevistei um jornalista esportivo, o empresário do Hernanes e do Richarlyson (São Paulo), e o presidente da Federação Paulista de Futebol. Talvez sirve para alertar em seu blog os riscos dessa lei! grande abraço amigo