domingo, 18 de maio de 2008

Bwin Liga: Tiuí bisa e dá troféu ao Sporting


O futebol tem destas coisas: muitas vezes criticado por adeptos e crítica, Rodrigo Tiuí tornou-se o herói da final da Taça de Portugal. O avançado brasileiro apontou os dois tentos na vitória dos 'leões' sobre o Porto (2-0). Desta forma, a época futebolística nacional terminou como começou, com um triunfo leonino sobre os dragões (no início foi na Supertaça), e revelou a apetência de Paulo Bento para as Taças Nacionais. O técnico do Sporting repetiu a conquista da temporada transacta e, curiosamente, só conheceu derrotas nestas provas nos desempates através de grandes penalidades.
Quanto ao jogo, valeu mais pela emoção do que pela qualidade técnica. Na primeira parte, a equipa de Alvalade teve maior ascendente e os ambos os guarda-redes estiveram em evidência. Derlei (por duas vezes) e Yannick obrigaram Nuno a defesas de relevo, enquanto que, pelo lado dos 'dragões', Lisandro viu Rui Patrício negar-lhe o golo.
Na etapa complementar, a partida foi algo monótona e ficou, essencialmente, marcada pela expulsão do portista João Paulo, devido a uma entrada dura sobre João Moutinho, aos 70 minutos.
No prolongamento, o recém-entrado Tiuí ameaçou as redes 'azuis-e-brancas' com um remate perigoso ao lado. Pelo Porto, Quaresma também esteve perto do golo, mas, em boa posição, rematou por alto. Até que, aos 110 minutos de jogo, Tiuí abriu o activo, num lance com alguma felicidade, pois o remate do dianteiro leonino ainda embateu em Pedro Emanuel antes de bater Nuno. De assinalar que no lance anterior ao tento do Sporting, os 'dragões' queixaram-se de uma alegada grande penalidade, por falta de Polga sobre Lisandro.
A quatro minutos do fim, Tiuí finalizou de forma acrobática um cruzamento de Yannick e dissipou as dúvidas quanto ao vencedor.
Perante um Porto irreconhecível, o Sporting venceu justamente a Taça de Portugal.

SPORTING - PORTO, 2-0 (a.p.)
(Tiuí, 110' e 116')

Estádio Nacional
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Sporting - Rui Patrício; Abel (Tiuí, 91'), Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 75') e Romagnoli; Derlei (Gladstone, 118') e Yannick.
Suplentes não utilizados: Tiago, Ronny, Farnerud e Vukcevic.
Treinador: Paulo Bento.
Porto - Nuno; Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel e João Paulo; Lucho, Paulo Assunção (Tarik, 112') e Raúl Meireles (Kazmierczak, 103'); Mariano González (Lino, 78') Quaresma e Lisandro.
Suplentes não utilizados: Ventura, Stepanov, Bollatti e Farias.
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Acção disciplinar: Cartões amarelos a Paulo Assunção (35'), Abel (53'), Raúl Meireles (95'), Derlei (100') e Lucho (113'). Cartão vermelho a João Paulo (71')
Marcador: Tiuí (110' e 116')

SPORTING DISTANCIA-SE DO PORTO
Se vencessem a final, os 'dragões' igualavam os 'leões' no número de conquistas na prova. Assim sendo, o clube de Alvalade destacou-se como o segundo clube com mais troféus referentes a esta competição. O Sporting venceu a sua 15.ª Taça de Portugal, menos nove que o Benfica que detém maior número de conquistas.
Os vencedores da Taça de Portugal
1.º BENFICA 24 Taças (33 finais)
2.º Sporting 15 (25)
3.º Porto 13 (25)
4.º Boavista 5 (6)
5.º Belenenses 3 (8) e Vit. Setúbal 3 (10)
7.º Estrela Amadora 1 (1), Beira-Mar e Leixões 1 (2), Braga e Académica 1 (4)

PERCURSO DOS VENCEDORES
4.ª eliminatória
Sporting - Louletano (II), 4-0
(Purovic [2], Vukcevic e Izmailov)
5.ª eliminatória
Sporting - Lagoa (II), 4-0
(João Moutinho, Abel, Tero [p.b.] e Gladstone)
6.ª eliminatória
Sporting - Marítimo, 2-1
(Tonel e Liedson)
Quartos-de-final
Sporting - Estrela Amadora, 1-0
(Purovic)
Meias-finais
Sporting - Benfica, 5-3
(Yannick [2], Liedson, Derlei e Vukcevic)
Final
Sporting - Porto, 2-0
(Tiuí [2])

OS MARCADORES DO VENCEDOR
Purovic - 3 golos
Vukcevic, Liedson, Tiuí e Yannick - 2 golos
Izmailov, Abel, João Moutinho, Tero (Lagoa, p.b.), Gladstone, Tonel e Derlei - 1 golo

Fotos: Hugo Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Parece que a falta de fé dos sportinguistas até era mal justificada. Mas a verdade é que jogaram muito tempo contra 10, tinham mais que obrigação de ganhar o jogo.
De resto, enquanto a igualdade numérica se manteve, foi um jogo bastante aborrecido.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o "venceu justamente a taça" lol

Fomos os melhores em campo

Viva o Sporting:)

Ass:Ritinha

Anónimo disse...

O Sporting foi superior neste jogo. Mereceu pelo que fez durante o tempo de jogo vencer o F.C. Porto e levar o troféu. Parabéns aos adeptos leoninos.

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro, quanto tempo não? Quem diria, o Rodrigo Tiuí fazer sucesso por ai hauhau. Grande abraço