domingo, 11 de maio de 2008

Bwin Liga: Sem alterações na tabela na última jornada

Ficou, este domingo, concluído o principal Campeonato Nacional. A derradeira ronda não trouxe qualquer alteração de registo na classificação.

CAMPEÃO REGRESSOU AOS TRIUNFOS
Depois do desaire caseiro ante o Nacional, na semana anterior, o Porto voltou às vitórias, em vésperas da final da Taça de Portugal. Na deslocação à Figueira da Foz, Jesualdo Ferreira poupou vários titulares - estreando o jovem guarda-redes Ventura -, mas os 'dragões' superiorizaram-se à Naval. Dois golos de Farías, após passes de Adriano e Tarik, permitiram aos campeões nacionais encerrar a prova a vencer.

SPORTING ENTRA DIRECTAMENTE NA 'CHAMPIONS'

Os 'leões' necessitavam apenas de um empate frente ao Boavista para assegurar o segundo lugar e, assim, entrar automaticamente na Liga dos Campeões. A equipa de Paulo Bento ainda esteve em desvantagem, mas conseguiu inverter o marcador e venceu por 2-1.
O Vit. Guimarães ainda sonhava com o segundo posto, mas na impossibilidade de o atingir, havia que segurar o terceiro lugar. Foi o que aconteceu. Os pupilos de Manuel Cajuda golearam o Estrela da Amadora (4-0) - com Flávio Meireles a repetir o tento da semana anterior - e entram, desta forma, na pré-eliminatória da milionária prova europeia.
Por sua vez, o Benfica teve que contentar-se com a presença na Taça UEFA. Na despedida de Rui Costa, os 'encarnados' bateram o Vit. Setúbal, por 3-0, resultado insuficiente para deixar o quarto lugar.

BRAGA NA INTERTOTO

Os arsenalistas dicutiam com o Belenenses um lugar na competição que pode dar acesso à Taça UEFA. Ambos os conjuntos venceram por 2-1, os bracarenses frente à Académica, graças a um estupendo cabeceamento de João Tomás, e os 'azuis' no terreno do Nacional. Assim sendo, o Braga conseguiu o sétimo lugar e ainda sonha com a Europa na próxima época.


LEIXÕES PERDE MAS MANTÉM-SE
Um empate era suficiente para os matosinhenses fazerem a festa da permanência no escalão maior do futebol português. Essa manutenção foi conseguida, mas com uma preciosa ajuda da União de Leiria. O Leixões foi derrotado pelo Marítimo (1-0) e caminhava para a Liga Vitalis, pois o Paços de Ferreira vencia na cidade do Lis. No entanto, nos descontos, os leirienses empataram, facto que permitiu os festejos a Paulo Machado e companhia. Quanto aos pacenses, ficam agora aguardar as decisões do recurso interposto pelo Boavista para o Conselho de Justiça da FPF para saberem se a descida será, ou não, consumada.

30.ª JORNADA
Braga - Académica, 2-1
(0-1, Lito, 48'; 1-1, Matheus, 57'; 2-1, João Tomás, 80')
Nacional - Belenenses, 1-2
(1-0, Fábio Coentrão, 47'; 1-1, Weldon, 48'; 1-2, João Paulo, 56')
Naval - Porto, 0-2
(Farías, 37' e 40')
Leixões - Marítimo, 0-1
(Mossoró, 60')
União Leiria - Paços Ferreira, 1-1
(0-1, William, 29'; 1-1, Éder, 90')
Sporting - Boavista, 2-1
(0-1, Ivan, 5'; 1-1, Romagnoli, 12'[g.p.]; 2-1, Tiuí, 23')
Vit. Guimarães - Estrela Amadora, 4-0
(Flávio Meireles, 37'; Alan, 71'; Andrezinho, 75'; Desmarets, 88')
Benfica - Vit. Setúbal, 3-0
(Katsouranis, 27'; Cardozo, 41'; Nuno Gomes, 88')

CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 69 pontos
2.º Sporting 55
3.º Vit. Guimarães 53
4.º Benfica 52
5.º Marítimo 46
6.º Vit. Setúbal 45
7.º Braga 41
8.º Belenenses 40
9.º Boavista 36
10.º Nacional 35
11.º Naval 34
12.º Académica 32
13.º Estrela Amadora 31
14.º Leixões 26
15.º Paços Ferreira 25
16.º União Leiria 16

Nota: Porto e Belenenses perderam seis pontos na secretaria, União Leiria pode perder três e Boavista pode ser despromovido, no lugar do Paços Ferreira.

MELHORES MARCADORES
1.º LISANDRO (Porto) - 24 golos
2.º Cardozo (Benfica) e Weldon (Belenenses) - 13
4.º Liedson (Sporting), Wesley (Paços Ferreira) e Linz (Braga) - 11
7.º Marcelinho (Naval) - 10
8.º Lito (Académica) - 9


Fotos: Hugo Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria só de assinalar o terceiro lugar do Vit. Guimarães que ainda não está na Champions pois terá que ultrapassar uma sempre complicada pré-eliminatória. No entanto entristece-me ouvir comentários de que o Vit. Guimarães só vai "picar o ponto" na Champions e que seria preferível ir outro clube. A observação dessas pessoas é mesquinha e até me irrita! É de louvar ter um clube com a possibilidade de entrar na Champions que não só o F.C. Porto, Sporting ou Benfica!!! É uma oportunidade única para um um clube menor se tornar mais forte, mais experiente e também mais rico e isso só é bom para o nosso campeonato e para o nosso futebol, pois torna-lo-á certamente mais competitivo. Pena é que outros não consigam bater o pé mais vezes aos ditos grandes, mas espero que com o tempo e com este exemplo venham a assistir-se a algumas boas surpresas no futuro. Quanto à prestação da possível participação do Vit. Guimarães na fase de grupos da Champions não exijo nem espero grandes exibições ou grandes vitórias, mas tenho a certeza que trabalharão tanto ou mais do que os atletas dos ditos grandes que habitualmente participam na prova! Precisam de mais apoio do que outros clubes, mais motivação e de um acreditar profundo para conseguirem fazer uma boa prestação no meio da elite do futebol europeu. Para mim a possibilidade da presença deste clube na fase de grupos já é motivo de orgulho.

Nuno disse...

Concordo com o Hugo Santos e digo mais ainda. Se o Vitória de Guimarães conseguiu chegar ao terceiro lugar, parece-me evidente que, na Liga dos Campeões, poderá fazer melhor figura do que o Benfica (que ficou em 4º), por exemplo. Se o Vitória de Guimarães obteve melhores resultados, é óbvio que foi melhor que as outras equipas que lhe ficaram atrás e, portanto, tem toda a legitimidade de ir à Liga dos Campeões, ao contrário dessas outras.

Um abraço,
Nuno.