terça-feira, 5 de agosto de 2008

Pré-época: Porto e Benfica triunfam no Minho

'Dragões' e 'águias' arrebataram os primeiros troféus da temporada, vencendo os Torneios de Braga e Guimarães, respectivamente.

TORNEIO INTERNACIONAL DE BRAGA
Resultados:
Braga - Cagliari, 2-0
Porto - Leixões, 3-0
Porto - Cagliari, 4-1
Braga - Leixões, 3-1
Comentário:
Braga e Porto venceram os dois jogos que realizaram, mas o triunfo no torneio pertenceu aos portistas, que registaram melhor 'goal-average'. Esta prova ficou, aliás, marcada pela larga superioridade destes dois conjuntos face às duas outras equipas, Leixões e Cagliari. Pena foi que a competição não se disputasse em moldes diferentes, pois tinha sido muito mais interessante assistir, por exemplo, a uma final entre os anfitriões e os campeões nacionais.
O Porto acabou por ser um justo vencedor. Contudo, a diferença de potencial entre a equipa de Jesualdo Ferreira e os seus antagonistas, demasiado frágeis, não permite aferir com exactidão o estado actual dos 'azuis-e-brancos'. Sobressaem, desde já, no entanto, a veia goleadora de Lisandro, que promete dar seguimento ao bom desempenho da temporada transacta, e a estreia a marcar de Hulk.
O Braga utilizou esta prova como teste para a pré-eliminatória da Taça UEFA. À semelhança do que disse relativamente ao Porto, os arsenalistas encontraram facilidades em excesso nos seus embates, não se podendo tirar conclusões muito concretas. Porém, o plantel ao dispor de Jorge Jesus abre boas perspectivas para 2008/2009.
Por fim, o Leixões mostrou que tem muito trabalho pela frente. A equipa de José Mota foi presa fácil para os seus opositores. Os matosinhenses cometeram muitos erros defensivos e ofensivamente foram bastante inconsequentes.

TORNEIO CIDADE DE GUIMARÃES

Resultados:
Vit. Guimarães - Paris SG, 2-1
Benfica - Paris SG, 2-2
Vit. Guimarães - Benfica, 1-2
Comentário:
O clube da Luz foi o vencedor do torneio, após bater o conjunto da casa, no derradeiro embate da prova, num encontro com cariz de final.
No jogo frente aos franceses, o Benfica teve uma actuação pobre, mas ainda assim poderia ter alcançado a vitória, não obstante ter estado a perder por 2-0. Quique Flores utilizou vários jogadores, alguns dos quais, provavelmente, pela última vez. No último embate, os 'encarnados' apresentaram-se já mais próximos daquilo que poderá ser a base da equipa em 2008/2009. O Benfica deu já alguns sinais de evolução, mas venceu também com alguma dose de sorte, face aos erros defensivos que cometeu. Valeu a pouca eficácia vitoriana, contrária ao aproveitamento das 'águias', que contaram com um Cardozo inspirado.
O Vit. Guimarães apresentou-se bem na prova. Venceu o Paris SG com todo o merecimento e no jogo diante do Benfica deixou igualmente boas indicações, apesar de algumas fragilidades no sector mais recuado e da falta de pontaria na frente de ataque. A estrutura da equipa de Manuel Cajuda não sofreu muitas alterações em relação à pretérita temporada e os vimaranenses têm todas as condições para entrar na 'Champions", seja frente ao Basileia ou ao Gotemburgo.

Fotos: Hugo Santos

2 comentários:

Jotas disse...

Meu caro, não podia concordar mais contigo nas análises feitas.
Acho que vamos continuar com um Porto forte, um Sporting ais equilibrado e com mais soluções e um Benfica que apesar de apenas agora começar a definir o plantel, tem um plantel com mais soluções e qualidade, com jovens de muito valor como Urretavizcaya (que talento), Di Maria, David Luiz, Sidnei, Amorin, Balboa, Mguel Vitor, Yebda, aliados a outros de maior experiência, com Cardozo, Aimar agora Reyes (24anos).
Contudo face ao calendário inicial, a missã do Benfica para esta época afigura-se maiscomplicada que para os seus rivais, estes têm a mesma estrutura da época passada, contudo, no decorrer da temporada, vamos assitir a um crescimento gradual do Benfica, que no futuro, leia-se épocas seguintes, se mantiver a estrutura será uma grande equipa.

Bruno Pinto disse...

Em termos de torneios, os 3 grandes começam em igualdade: um torneio ganho por cada um. Esta temporada tem tudo para que possamos assistir a um campeonato interessante e competitivo.