Cristiano Ronaldo ou Pepe não são os únicos portugueses em grande destaque no futebol inglês e espanhol, respectivamente. Nos escalões secundários destes países há jogadores lusos a contribuir bastante para o sucesso dos seus clubes.
O 'Championship' inglês (equivalente à nossa Liga Vitalis) é liderado por um conjunto que conta nas suas fileiras com três futebolistas lusitanos. Filipe Teixeira (ex-Académica), Pelé (ex-Belenenses) e Tininho (ex-Beira-Mar) cruzaram os seus caminhos no West Bromwich Albion, que soma 47 pontos em 26 jornadas e reparte o comando do campeonato com o Watford e Bristol City.
Com 23 jogos realizados e cinco golos, o ex-academista é o mais preponderante elemento português da formação inglesa. Pelé também tem sido utilizado com frequência (14 jogos), mas não detém o estatuto de Filipe Teixeira na equipa. Maiores dificuldades tem sentido Tinhinho. O ex-aveirense apenas foi utilizado por uma vez.
Em Espanha, o Málaga conta igualmente com um trio português e ocupa também um lugar de subida. Em 18 partidas, a formação de Paulo Jorge (ex-Benfica), Hélder Rosário (ex-Boavista) e Eliseu (ex-Belenenses) conquistou 36 pontos, que lhe valem o segundo lugar.
A importância dos atletas nacionais na equipa é enorme, sobretudo no caso do ex-'axadrezado' e do ex-benfiquista. Hélder Rosário e Paulo Jorge são titularíssimos. O primeiro participou em 17 jogos e fez um golo; o segundo já realizou 16 encontros, mas ainda não marcou. Eliseu é o único que não é titular, mas ainda assim é presença constante nos jogos do conjunto. O ex-belenense já marcou presença em 17 partidas.
Foto: Hugo Santos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário